Quais são as ações e inquéritos no STF e TSE que podem afetar a campanha de Bolsonaro



Por

Renan Ramalho

Brasília

27/07/2022 12:04

Como você se sentiu com essa matéria?

0 Felizes


Bolsonaro na reunião com embaixadores sobre as urnas eletrônicas, um dos fatos que é alvo de questionamentos contra o presidente na Justiça.| Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

1

Ouça este conteúdo

Uma série de ações judiciais com potencial de derrubar medidas importantes do governo federal tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e essas medidas são consideradas cruciais para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, também há investigações e representações em andamento nas duas Cortes contra Bolsonaro que podem afetar sua imagem e candidatura.



De agosto até outubro, período oficial de campanha e momento de maior acirramento da disputa, o mais provável é que, no STF, Bolsonaro seja mais afetado com medidas pontuais que causem desgaste em sua imagem, no âmbito de inquéritos ainda abertos contra ele, conduzidos na maioria pelo ministro Alexandre de Moraes.


O mesmo pode ocorrer no TSE, com multas e limitações já pedidas por partidos de oposição em ações focadas nas declarações de Bolsonaro contra o PT e as urnas eletrônicas.


Abaixo, um resumo de todas essas ações e investigações contra Bolsonaro, com suas perspectivas e possíveis consequências.



Ações contra o governo no STF

No STF, ao menos em agosto, não há julgamentos previstos no plenário que possam prejudicar planos relevantes do governo. No fim de junho, o ministro Luiz Fux divulgou a pauta do mês, que será seu último na presidência da Corte. Num momento de desgaste na relação com o Executivo, ele evitou marcar data para ações que possam derrubar, em definitivo, políticas relevantes de Bolsonaro.


Comentários