SUSPEITA DE GRIPE AVIÁRIA: AVES SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA
Uma ave da espécie Garça Moura (Ardea Cocoi) foi encontrada morta na Estrada da Cobiça, na área da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana na manhã deste sábado, 03. O caso é considerado suspeito de gripe aviária, tendo sido acionado todo o protocolo de resposta que o município criou em ação coordenada pela secretaria municipal de Agricultura em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde. O caso deste sábado foi o segundo registrado na área da Estação Ecológica. Na última quinta-feira, 1º de junho, uma ave da espécie João Bobo (Nystalus chacuru) também foi encontrada morta na Estrada da Cobiça.
O secretário municipal de Agricultura Enaldo Barreto explicou ao VNOTÍCIA que a orientação do Estado é que as amostras para exames sejam coletadas apenas de aves encontradas vivas e debilitadas. Sendo que a conduta para a localização de animais mortos é notificar e realizar o enterro em local apropriado, seguindo um rigoroso protocolo.
A principal orientação que está sendo passada à população é que nenhuma pessoa toque em aves mortas ou doentes, acionando imediatamente a Guarda Ambiental de São Francisco de Itabapoana pelo telefone (22) 9.9892-5175. A equipe da Guarda Ambiental (GAM) da secretaria municipal de Meio Ambiente atua usando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) cedidos pela secretaria municipal de Saúde. (Veja imagens do trabalho da Guarda Ambiental abaixo)
Antes mesmo desses primeiros casos de aves encontradas mortas em São Francisco de Itabapoana, o município realizou uma reunião no dia 29 de maio, onde foi traçado todo o plano de ação no enfrentamento à gripe aviária.
Fonte: V Notícias
Comentários
Postar um comentário