URGENTE: ADVOGADO RESPONSÁVEL PELA DEFESA DO ACUSADO NO CASO DE MAUS TRATOS À CADELA EM SÃO JOSÉ DE UBÁ SE MANIFESTA APÓS A PUBLICAÇÃO UNILATERAL DAS NOTÍCIAS NA IMPRENSA.


Meu nome é Erick Julião Veiga, sou advogado criminalista e me manifesto sobre os fatos veiculados a esse caso da seguinte forma:
 
Foram vinculadas algumas informações de maus tratos a um cliente meu, do caso ocorrido no Município de São José de Ubá/RJ, inclusive sendo realizadas informações divergentes da verdade sobre os fatos. Inicialmente, deixo claro que repudio qualquer tipo de violência ou maus tratos aos animais.
 
No dia 23/10/2023, foi registrada ocorrência de maus tratos de uma cadelinha no Município de São José de Ubá.
 
Diante disso, foi veiculado à imprensa tal registro, dando publicidade e repudiando um ato que embora fosse repudiável, não haviam provas suficientes da prática delitiva por parte do cidadão ora acusado.
 
Nota-se que diversos veículos de comunicação publicaram a matéria de forma unilateral, sem averiguar se as provas constantes e o caso em concreto condizem com a realidade do ocorrido.
 
No momento do registro, inclusive teve até vereador do município apoiando a causa e realizando, ainda que indiretamente, ofensas ao meu cliente, proferindo as seguintes palavras: “sofreu uma violência covarde por um cidadão que amarrou ela em uma corda e saiu arrastando em uma moto (...) e esse ato cruel só pode ser parado porque nossa amiga Simone, mais conhecida como “pretinha” teve a coragem e a força de dar voz de prisão a esse cidadão (...)”. Esclarece-se que o cidadão em questão é morador do município de São José de Ubá, bem conhecido pela população e sofrendo o prejuízo de ser condenado de forma midiática, antes mesmo de ter a instrução do processo penal analisada, o que também é reprovável diante da legislação vigente no nosso país, contrariando o princípio norteador do Direito Penal de que ninguém será considerado culpado até sentença penal condenatória transitada em julgado.
 
 
Como advogado de defesa do acusado, eu jamais teria a intenção de fazer qualquer crítica ao nobre representante da Câmara dos Vereadores de Itaperuna, que inclusive, exerce um brilhante trabalho no combate a violência e aos maus tratos contra os animais, mesmo sabendo que a mesma sequer se preocupou com a reputação de um cidadão ubaense.
 
É importante ressaltar que a testemunha que relatou o suposto crime proferiu as seguintes palavras: “Espero que nenhum advogado tenha a cara de pau de defender esse monstro”.
 
Pois bem, eu como advogado criminalista, regularmente inscrito nos quadros da OAB/RJ tenho o dever legal de exercer todas as funções inerentes à defesa do meu cliente, sendo de minha responsabilidade atuar bravamente para que a justiça seja feita.
 
Esse “monstro” a quem a Sra. Que testemunhou se refere é um cidadão, trabalhador, de reputação ilibada, não tendo nunca qualquer registro criminal ou infração penal constante em seu nome, não sendo de competência de um cidadão que exerceu seu direito de dar voz de prisão a um suposto praticante de crime, processar e julgar o mesmo, inclusive manifestando o ódio na mídia social e atacando o possível defensor dos direitos do acusado.

Comentários

Postar um comentário