Prefeitura de Itaperuna promove ‘sala de espera’ no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) está na linha de frente no combate ao mosquito Aedes aegypti.

E na última segunda-feira, 15, foi realizada ‘sala de espera’ no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, a pedido do coordenador da CVAS, José Maurício Ferreira Jorge.

A mobilização junto aos usuários do SUS, teve como objetivo informar e comunicar a população sobre a atual situação das arboviroses, dengue, zika, chikungunya no município. Nesta forma de abordagem, os técnicos da CVAS primaram por conscientizar e orientar a população.

O coordenador José Mauricio ressaltou a importância da ação de mobilização ‘10 minutos Salvam Vidas’. “Os moradores, uma vez por semana em suas casas, podem vistoriar seus quintais, eliminando objetos que possam servir de criadouros para a fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças”, complementa o coordenador.

RISCOS DE TRANSMISSÃO E FORMAS DE COMBATE

Gesiney Botelho, técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, abordou a necessidade da parceria com os moradores, alertando-os sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. “É necessário que as pessoas sejam orientadas sobre os riscos das arboviroses. Por isso, nossos técnicos estão sempre comunicando nas ruas, nas feiras, ou nas UBS. A população precisa levar essas informações para dentro de casa e compartilhar o conhecimento com a família, só desta forma conseguiremos diminuir os números de criadouros nas casas”, finaliza Gesiney.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

 

 

DECOM - Itaperuna

Comentários