"DEU RUIM!" Prefeitura de Calçado recebe nota 20,9 em transparência.



- São José do Calçado –


Por Addison Viana – A prefeitura de São José do Calçado, está na lanterna do ranking capixaba em transparência e governança pública. Com a baixíssima nota 20,9 o município alcançou a última colocação, dos 78 municípios capixabas avaliados.


A avaliação é feita pela Transparência Capixaba, e conta com o apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional Brasil. Na avaliação realizada este ano (2023), os municípios que receberam a maior nota, classificados como ótimos foram: Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória, todos esses receberam nota 100. Classificada como ruim, a menor nota, foi dada à prefeitura de São José do Calçado, que foi 20,9, distante de seu antecessor Vila Valério que recebeu a nota 32,3


A falta de transparência nas informações, também vem sendo tema de discussão entre os vereadores nas sessões da Câmara de São José do Calçado. O vereador Jurandi Medeiros (PMN), é um dos vereadores que se queixa da falta de informações por parte do executivo.


- Ontem mesmo eu reiterei dois requerimentos que tiveram seus prazos expirados e o executivo não respondeu. São requerimentos referentes à contratação e pagamentos de empresas que realizaram reformas de praças, a construção do portal e a obra que está sendo feita, nominada de polo industrial – explicou o vereador.


Jurandi também disse que solicitou outras informações como cópias dos boletins e pagamentos de diárias de todos os secretários, do motorista do prefeito e do prefeito, porém, segundo ele, a resposta foi dada de forma superficial, não esclarecendo assim, as informações requeridas pelo vereador.


A lei da transparência, de número 12.527, foi criada em 18 de novembro de 2011, com o objetivo de levar ao cidadão informações sobre os atos praticados pela administração pública, fazendo aumentar assim a eficiência do poder público, diminuir a corrupção e elevar a participação social. Todo cidadão tem direito às informações referentes às atividades exercidas pelos poderes.

A falta de transparência por parte ou do poder executivo ou do poder legislativo, pode levantar suspeitas de práticas irregulares dentro do órgão público, afinal, diminuir a corrupção, é um dos objetivos da lei de transparência. A nota baixa recebida em transparência, pode estar relacionada com a falta de comprometimento e seriedade com a lei da transparência, deixando de realizar a manutenção no portal da forma que deveria ser realizada.


O Broinha Notícias (BN), entrou em contato com o gabinete do executivo, dando ao prefeito Antonio Coimbra de Almeida – Cuíca (PSB), espaço para que se pronunciasse sobre a avaliação do município, no entanto, até o fechamento dessa matéria, Cuíca não se pronunciou.

Broinha Notícias.

Comentários

Postar um comentário