Itaperuna: equipe de Saúde Itinerante atende a comunidade do Palanquinho
A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de atender o maior número possível de pessoas no município, indo inclusive, ao encontro dos moradores que residem na zona rural, visando facilitar o acesso à Saúde.
A Equipe de Saúde Itinerante esteve atendendo a comunidade do Palanquinho, através deste importante projeto, iniciativa da Atenção Primária à Saúde. O programa possui uma equipe composta por médico, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que prestam atendimento à população residente nas comunidades da zona rural.
De acordo com o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys, o projeto considera as áreas descobertas e a necessidade de alcançar uma população que necessita de atendimento nas áreas mais distantes. “A equipe utiliza os espaços de igrejas, escolas e demais espaços, cedidos pelas associações de moradores ou pela comunidade local. Nós, juntamente com o prefeito Alfredão, estamos solicitando à equipe empenho máximo no atendimento às comunidades rurais”, complementa o secretário.
SECRETARIA DE AGRICULTURA
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, solicitou empenho máximo, não só da equipe de Saúde Itinerante, como também da Secretaria Municipal de Agricultura, a fim de recuperar as estradas vicinais das localidades, principalmente nos períodos de chuvas. “Entendo que estamos atendendo aos pedidos dos produtores e agricultores, recuperando as estradas vicinais. As equipes estão orientadas a se empenharem o máximo possível. Na medida do possível, seguimos atendendo os pedidos. É a Saúde e a Agricultura de mãos dadas pelas comunidades rurais”, finaliza Alfredão.
SAÚDE ITINERANTE
Um agente comunitário de saúde da USF mais próximo da comunidade a ser atendida faz um levantamento da população local. Esse agente, depois de cadastrar toda a comunidade, encontra um local para que o atendimento da equipe possa ocorrer.
Depois da escolha do local, que precisa ter uma sala reservada para o atendimento médico e um espaço para as atividades do profissional de enfermagem; o agente marca o dia e horário com a comunidade.
No dia do atendimento é realizado cadastro dos usuários, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aferição das medidas antropométricas, consulta médica, distribuição de medicamentos no momento da consulta, vacinação e demais procedimentos que podem ser realizados e agendados previamente com a equipe da ESF de referência, para dar suporte e continuidade da assistência.
Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
DECOM - Itaperuna
Comentários
Postar um comentário